Seja Bem-Vindo!!!

Sua visita me deixa muito Feliz!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vitanol-A - Remédios para Acne

Vitanol-a é o nome comercial da tretinoína tópica (ou seja, não é ingerida, é aplicada na pele) fabricada pelo laboratório Stiefel.
Hmmm... Tretinoína... Isotretinoína?! Na verdade não.

Vitanol-a também é um retinóide = medicamento derivado da vitamina A, assim como a isotretinoína, mas os dois não são a mesma coisa. Há semelhanças e algumas diferenças entre eles.
Isotretinoína é o princípio ativo do Roacutan, Isotretinína, Cecnoin e Isoface, que são ministrados via oral na forma de cápsulas. A isotretinoína também pode ser ministrada dessa forma, mas somente para tratar alguns tipos de câncer.
Enfim, o Vitanol-a é um remédio muito recomendado para casos de acne I, II e III - na escala que vai até V. É um dos medicamentos preferenciais para iniciar um tratamento contra acne, porque, como vocês sabem, Roacutan só deve ser prescrito para casos resistentes a outros tratamentos.
Ele vem em diferentes concentrações e em dois veículos: gel e creme. Na maioria dos casos, o creme é usado para combater rugas e o gel é usado para tratar a acne.

Ele deve ser prescrito por um dermatologista, pois é preciso saber:
- Qual dose você vai começar usando – ele é disponível nas concentrações 0,01% até 0,1%

- Se você vai usar creme ou gel – o gel é para peles oleosas e faz a descamação mais intensa, é indicado para peles jovens, o creme é emoliente (hidratante) e indicado para peles maduras.

- Com que frequência você vai usar – algumas pessoas usam menos de duas vezes por semana, todos os dias, ou em dias alternados, etc.

Vantagens do Vitanol-A:
1ª) Ele não é recomendado para mulheres em gestação, assim como o Roacutan, que é teratogênico (leva a malformações no feto). Entretanto, várias mulheres grávidas já usaram a tretinoína tópica acidentalmente e não aconteceu nada com o bebê. Resumindo: ele tem efeitos colaterais relativamente brandos e pode ter resultado semelhante ao Roacutan. Não provoca queda de cabelos, você pode ingerir álcool, e tudo mais que não se poderia fazer com o uso de isotretinoína. Exceto tomar sol.

2ª) Ele é um dos tratamentos menos caros. O preço varia com a concentração e o veículo. O mais barato custa R$17,30 (gel, 0,01%) e o mais caro R$ 35,39 (creme 0,1%). E a bisnaga dura meses.

3ª) O resultado é rápido: menos de 8 semanas para os primeiros resultados, na maioria dos casos.

4ª) Ele diminui ou até apaga algumas manchas.

Desvantagens do Vitanol-A:

1ª) Ele não funciona totalmente para os casos mais graves de acne (embora melhore bastante)

2ª) Assim como Roacutan, ele causa fotossensibilidade. Você não deve tomar sol e precisa usar protetor solar.

3ª) A pele descama bastante nas primeiras semanas, fica vermelha e pode ocorrer uma piora considerável passageira. Mesmo assim não é nada que se compare ao Roacutan.

4ª) Ele pode causar telangectasias, que são vasinhos na pele. Por isso, geralmente não se recomenda que se aplique o gel ou o creme em regiões muito sensíveis como os cantos do nariz ou perto dos olhos.

Embalagem nova do Vitanol-a:




Parece bom, não é? Converse com seu dermatologista e veja se este remédio serve para você. Com acompanhamento de um dermatologista, os tratamentos com Vitanol-a ou Retin-a geralmente trazem ótimos resultados.

Importante: Não use as informações deste blog para se automedicar!

5 comentários:

  1. Vc poderia me dizer qual a porcentagem mais alta do gel e creme?

    ResponderExcluir
  2. Minha pele manchou um pouco ,mas eu acho que foi o calor do secador de cabelo,mas eu estou usando protetoe solar de três em três hs fator 70 e mdm assim manchou ,estou muito preocupada ,o q faço?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descontinua o uso por algumas semanas ou meses e aposta em produtos clareadores formulados, que podem conter: belides( não é fotossensível), arbutin, albatin, niacinamida, melaslow, wonderlight, etc.. a variedade de clareadores seguros é grande

      Excluir